8.3.06

Nós

Ainda que tendencialmente contra estes dias fixos para nos lembrarmos de determinadas situações ou pessoas, hoje não posso deixar de dedicar umas linhas à MULHER.

Porquê uma dedicatória às mulheres?

Porque somos mães,
… dedicadas, protectoras,
… gentis e acolhedoras.

Porque choramos,
… de alegria, de tristeza, de saudade,
… de revolta, de angústia, de amor e de amizade.

Porque rimos,
… de alegria, para não chorar,
… de vergonha, do ridículo.

Porque temos dúvidas,
… muitas,
… das escolhas e das atitudes.

Porque erramos,
… contra a nossa vontade,
… ou de acordo com a nossa vontade,
… mas contra a nossa racionalidade.

Porque nos dedicamos,
… sempre,
… de corpo e alma,
a tudo o que acreditamos.

Porque abraçamos,
… com força,
… com delicadeza,
… com medo,
o que não queremos perder.

Porque somos complicadas.
E eternamente insatisfeitas.

Do lado lunar, em jeito de post scriptum: porque andamos penosamente em saltos altos (quando eles não partem), porque fizemos (e fazemos) o Homem cair em tentação, por uma simples maçã (se ainda fosse por um morango, agora por uma maçã?), porque somos teimosas, mas corajosas e porque adoramos que nos abram a porta, nos paguem as contas e nos acompanhem às compras (esta é quase impossível, mas não custa tentar!).

Porquê o dia 8 de Março? No dia 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, operárias da indústria têxtil protestaram contra as condições de trabalho. O Dia Internacional da Mulher foi revitalizado na década de 60, em virtude dos movimentos feministas e desde 1975 que este dia é patrocinado pelas Nações Unidas. Fica a nota de que o dia constitui feriado oficial da Rússia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aguardo os tempos em que se comemore o Dia do Homem e se diga dele(s) o mesmo que hoje ainda se diz de nós... Como mulher, não consigo simpatizar muito com este dia. Infelizmente, e o que mais me custa, é reconhecer que faz sentido........