11.4.06

Em espaços fechados?



Peço desculpa pela eventual seriedade deste post - ainda para mais em dia solarengo - mas o tema impõe-se.

Ontem à noite enquanto nos divertíamos no Pipas [Ribeira] eis que somos confrontados com uma câmara de uma estação de televisão a invadir o espaço em que nos encontrávamos. O intuito era conseguir depoimentos acerca da intenção governamental de legislar no sentido de proibir fumar em locais fechados.

O A. e a M. não conseguiram fugir à câmara e, eloquentemente, falaram da colisão de direitos, das leis do trabalho e do usufruto de um espaço.

A lei em Espanha é diferente da que se pretende implementar em Portugal. Aí cabe aos bares e discotecas optar pela proibição ou permissão do tabaco nos seus espaços. Cá em Portugal, ainda que nada esteja decidido, tudo aponta para que não haja essa possibilidade de escolha.

Quanto aos locais de trabalho - não sendo fumadora [e essa informação pode ser essencial para compreender a minha posição] - julgo ser de louvar uma eventual proibição. Ou então, a exigência de compartimentos específicos para os fumadores.

Já no que se refere aos locais nocturnos, aí uma eventual proibição terá um impacto inevitável na afluência a esses locais. Por outro lado, talvez sejam os espaços pequenos e tradicionais aqueles mais prejudicados. E o mesmo raciocínio se aplica aos restaurantes. Se se impuser a existência de um espaço específico para fumadores, será que todos os estabelecimentos terão a capacidade financeira para fazer face à mudança imposta?

Fica a questão [polémica]. Resta saber o que será aprovado a nível legislativo.

Sem comentários: