2.6.07

Zodiac


David Fincher - que ficou na história do cinema pelo seu genial "Seven" - traz-nos agora Zodiac. O filme resulta da adaptação do livro de Robert Graysmith, com o mesmo nome.

A história é verídica: um serial killer que atormentou San Francisco durante os anos 60' e 70' e que se intitulou a si mesmo como Zodiac.
A sua notoriedade adveio do facto de se servir da comunicação social [jornais, rádio e televisão], exigindo a publicação de mensagens criptografadas.
Numa altura em que se discute a relação entre a comunicação social e a investigação policial, o filme reflecte esse conflito.

A representação não é brilhante. Jake Gyllenhaal [que tinha supreendido no Brokeback Mountain] cumpre o seu papel mas não é extraordinário. Um dos mais bem conseguidos é mesmo Robert Downey Jr., numa personagem controversa mas bem conseguida.

Robert Graysmith (interpretado por Jake Gyllenhaal) é um cartoonista de um jornal que, insatisfeito com a actuação policial nos casos, alheia-se da sua realidade e procura, de motu proprio, chegar à verdadeira identidade do Zodiac.

Numa sala de cinema quase vazia [à volta de oito espectadores], cadeiras desconfortáveis e com [muito] sono acumulado [o que significou alguns minutos sem ver o ecrã...], o filme não é tão brilhante como Seven nem tem a capacidade de manter o espectador atento durante os seus 158 minutos de duração...

Saldo final - 3,5 estrelas. As mesmas que Ruptura. Tem o mérito do argumento - mais interessante do que no Ruptura - mas perde pela sua duração demasiado extensa...

4 comentários:

SONY disse...

UM BOM DIA!
SONY:-)

P disse...

Ainda não vi mas as prestações de Jake G. e de Robert D.Jr não me surpreendem. Ou melhor, não me surpreende a avaliação que delas fazes: sempre achei qeu o 1º se excedeu em Brokeback M.; sempre achei que o 2º vai gastar a vida a deiar talento fora...
Um abraço

rtp disse...

Não vi, nem o "Zodiac", nem o "Ruptura". Também tenho andado um pouco arredada do cinema...

x disse...

não vi o zodiac, mas o ruptura diz-me muito! eu daria 4.5 estrelas*