23.6.07

O regresso do ogre verde




Em equipa que ganha, não se mexe. Confirmado o sucesso do primeiro filme, seguiu-se o segundo e agora o terceiro.

Não é fácil conseguir manter a originalidade ao fim de dois filmes e continuar a supreender com um terceiro. Será o último, acolhendo a fenómeno cinematográfico da triologia?

A mais valia do filme reside na desconstrução dos estereótipos dos filmes de animação - o príncipe encantado afinal não é assim tão "charming" quanto isso, a princesa é teimosa e verde e aproveita-se, de vez em quando, para umas alfinetadas em certos filmes que marcaram o cinema.




Este "Shrek 3" mantém as vozes de Mike Myers (Shrek), Eddie Murphy (no divertidíssimo Donkey), Cameron Diaz (Fiona) e Antonio Banderas (num gato mesmo à sua imagem de latino, Puss in Boots).

A grande novidade das vozes é a de Justin Timberlake, a voz por trás da personagem Artie.

Novidades? Sim, sem dúvida. O enredo é, agora, o conflito na sucessão ao trono. Shrek e Fiona são os primeiros na linha sucessória, mas o ogre verde encontra um pequeno sucessor à altura do cargo - Artie, um Rei Artur em potência.




O filme continua a supreender e o género e personagens ainda não cansaram. Cabe tudo - o problema da sucessão no trono, a descendência de Shrek e Fiona (com o pesadelo da paternidade a causar um dos momentos mais hilariantes do filme), a recuperação das personagens das "histórias de encantar", como a Bela Adormecida (que adormece na hora H), a Branca de Neve (que oferece anões-amas), a bolacha falante (no melhor monólogo) ou o Pinóquio (no melhor diálogo com o Princípe Encantado), ou a Rapunzel (com a sua trança quase verdadeira).

Ainda se satirizam outros blockbusters como o Harry Potter, o Senhor dos Anéis, Música no Coração ou os musicais que tanta audiência alcançam.

Saldo final - 4 estrelas, ao som das pipocas, claro! [pena a fraca tradução e legendagem...]

1 comentário:

x disse...

o shrek, mata-me, aliás como podes confirmar no blog do cineclube. eu e a minha amiga catarina já sabemos as falas quase todas. :) é assustador. adorei o filme. vi a versão original, amanhã vou ver a portuguesa, para mim o shrek português é o melhor :)