5.6.07

Os erros - i


- No cinema

Mantendo-me no modo "cinema" [em jeito de redenção pelo afastamento prolongado do tema] foram-me dadas a conhecer as maiores gaffes no cinema.

Há mesmo especialistas em descobrir os erros de um filme e aparecem a correr na internet, logo no dia seguinte ao da sua estreia, as listas com os erros. Talvez numa tentativa de ataque à qualidade do filme.

São feitas listas de filmes com maior número de erros. O Apocalipse Now aparece em 1º lugar, com 231 erros, numa lista de 30 filmes. Todos os do Harry Potter (4) estão lá, assim como os 3 do Senhor dos Anéis.

Quanto a tipos de erros, há de tudo: erros técnicos, históricos, de cenário, de montagem, de argumento.

Os meus preferidos, da lista dos 30 melhores, são mesmo os seguintes:
- No filme Titanic, é referido um lago (Wissota) que foi artificialmente criado anos após a data do embate. [eu cá acho que não era erro, eram mesmo as capacidades divinatórias do Leonardo Di Caprio...]

- No Ocean's Eleven, diferentes ângulos da câmara mostram diferentes pratos na mão de Rusty. [não é de bom tom ficar a ver o que as pessoas comem... Coitado do Rusty (o nosso Brad Pitt). Já não pode comer o que quer!]

- No Spider-man, o herói atira atacantes por duas janelas. No minuto a seguir, as janelas estão intactas [mistérios da natureza, talvez...]

Para ver o Site.

P.S. Outras gaffes e erros [noutras áreas] se seguirão.

5 comentários:

Sub-Lodo disse...

Isso do cinema está a dar-te a volta à cabeça... Já não ia a esse site há seguramente um ano... Vai ver quantos erros tem "The Good, The Bad and The Ugly"...GRANDE FILME!

ignotu disse...

Acho extraordinário que tal aconteça! Tanto dinheiro envolvido e não arranjam ninguém que "passe a limpo" esses erros? Eu não sou dos mais atentos e no entanto, por vezes os descubro também!

rtp disse...

Também vou descobrindo algumas incongruências de vez em quando. Vou espreitar o site... para ver se estão lá! :-)

Tubarão disse...

Curiosamente quanto mais antigo o filme menos erros tem. As modernas técnicas de hoje levam a perda de genuinidade e ao avolumar de erros. Há uma cena fabulosa no Pearl Harbor. Diálogo intenso entre ele e ela: quando ela fala, ele aparece de costas e sem cachecol. Quando ele fala, ela está de costas e ele.... com cachecol! Lindo...

Mr. Sherlock disse...

Enfim, nunca liguei muito a isso. Os americanos são doidos e isso nota-se...
Eu cá sou dado a deduções mas nisso dos filmes costuma passar-me ao lado. sobretudo no pearl harbor concerteza estive mais atento a deduzir os traços misteriosos da Kate Bekinsale.
Também já ouvi falar de um avião no Tróia; mas essa não percebi, então afinal Tróia não era uma grande instância turística perto da vossa capital?