28.6.07

A irmandade norueguesa

A descoberta terá vindo dos nórdicos, mais concretamente de um grupo de epidemologistas noruegueses (liderado por Peter Kristensen, da Universidade de Oslo).

A discussão começou em 1874, com Francis Galton. Alegava que os primogénitos são mais inteligentes do que os irmãos mais novos, indicando que haverá uma elevado número de primogénitos nos vencedores do Prémio Nobel...

Motivos para tal: recebem mais atenção, mais responsabilidade e há mais recursos financeiros.

Eis que, mais de um século depois, continua-se nesta discussão e chegam os iluminados nórdicos (sim, que aí existem meses em que o sol brilha 24 horas) à conclusão de que os primogénitos têm um Q.I. 3 pontos acima do segundo filho e 4 pontos do terceiro filho.

Mas a melhor e mais divertida conclusão deste celeuma científico é mesmo: "Existem várias teorias para explicar o efeito da ordem de nascimento na inteligência. Uma delas defende que os primogénitos beneficiam da atenção exclusiva dos seus pais durante mais tempo, o que enriqueceria o vocabulário e raciocínio. Mas isto não explica que nos irmãos com menos de 12 anos, os últimos filhos, apresentem, ao contrário, melhores indicadores. Alguns investigadores contrapõem que esta precocidade está relacionada com o abaixamento intelectual de toda a família em presença de uma criança mais pequena". (DN)

Serão as consequências do excesso de sol na Noruega?

5 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso sou a filha mais velha! Agora a sério: isso de existir mais responsabilidade é verdadeiro. Por outro lado, falo por mim, acho que os mais velhos continuam crianças por influência dos mais novos... Aquelas disputas estúpidas sobre coisas insignificantes; o berrar a todo a hora; o clássico "se tu tens também tenho direito!". As teorias levas o vento...Não consigo sobreviver sem a minha mana!

rtp disse...

Claro que são (somos!) mais inteligentes. Deste-me alguns argumentos para a tese que venho defendendo há anos contra a opinião do meu mano! Tenho de ir à Noruega ... para me documentar! ;-)
Mais a sério... concordo pelanamente com o comentário da filipa!!

Q&Q disse...

É uma boa questão mas... e os filhos únicos? Em que é é que isso os deixa?

S. disse...

Um olhar bem-humorado sobre o mundo estranho das descobertas científicas.

Eu, por mim, abstenho-me de comentar. Como q&q, não sou sequer mencionada no dito estudo.

Mas não deixa de ser curioso =)

Anónimo disse...

É fascinante o tempo que se perde a discutir o sexo dos anjos. Eu cheguei a pensar que a minha tese era inútil, mas agora vejo que há gente bem mais desocupada que eu.