27.2.06

"Final Cut" e o Eterno Retorno





Nem só no cinema se vêem filmes e, apesar de este já ser de 2004, só este fim de semana pôde ser o centro do home cinema.

Às primeiras imagens do filme, imaginei que ele poderia ter sido feito por um destes senhores.




Este porque terá sido o teorizador do Eterno Retorno e




Este porque inicia o seu livro “A Insustentável Leveza do Ser” (absolutamente recomendável) a questionar aquela doutrina do filósofo.


Elevar a lei moral (independentemente do que seja esta) a ideia de que tudo o que se faz irá ser eternamente repetido poderia ser uma forma de racionalizar as nossas escolhas e a nossa conduta. Mas não será a negação da razão a essência da filosofia nietzschiana? Saudosas aulas de Filosofia!… Agora tudo parece bem mais nublado!

O filme recupera a ideia do Eterno Retorno. Imagine-se que são implantados micro-chips nos seres humanos que gravam (em áudio e vídeo) tudo o que se passa durante as suas vidas. Será que pensaríamos duas vezes antes de agir, antes de dizer o que realmente pensamos? Tudo isto porque, no final das nossas vidas, aqueles que nos rodeiam teriam acesso a esse “filme de vida”, condensado em pouco mais de uma hora.

Sem dúvida um bom exercício. Resumir todos os momentos da nossa vida para apenas uma hora. Saberíamos escolher? E pior – será que esses momentos poderiam ser vistos por todos? ;)

P.S.1 Perdoem-me a filosofia, mas é Carnaval…
P.S.2 As figas colocadas no Sábado ajudaram o Benfica… Yuppi!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

5 pontos maninha..