1.2.06

Coleccionismo

Segundo a enciclopédia Encarta, o coleccionismo significa a reunião de item's do mesmo género, que são adquiridos e guardados como um hobby.
Não encontro particular interesse nas colecções de postais, selos, moedas, notas, cartões telefónicos ou cromos. Acho-as enfadonhas e repetitivas. Confesso que em relação aos postais ainda lhes dei o benefício da dúvida durante uns tempos, mas depois fui vencida pelo aborrecimento. Portanto, neste momento, nada de álbuns de capa preta com folhas de plástico com divisórias.
Actualmente, quase tudo é coleccionável. As colecções menos usuais são, segundo a mesma enciclopédia, as de arame farpado, etiquetas de queijo (esta é inacreditável...), sacos para o enjoo (presumo que não usados!), caixas de cereais vazias, guizos, insecticidas...
Depois deste elenco, as minhas colecções são consideravelmente normais. Uma mais do que óbvia: JOANINHAS



Desde mealheiro, a almofada, passando por suporte para telemóvel, mouse-pad e rato. Não falta nada e não está ali tudo.

A outra colecção é menos óbvia e procura recolher um bocadinho de cada viagem. Copos de shot.



E vocês? Alguma colecção?

7 comentários:

Sócio disse...

colecção, colecção não tenho nenhuma!
Mas tenho muitos livros, acho que a isso se chama biblioteca e não colecção...
É verdade tembém colecciono trabalho

Anónimo disse...

Apaixonado por viagens que sou, colecciono unicamente guias de viagem. Preparo deambulações pela leitura dos mesmos e encanto-me por locais antes mesmo de os visitar; acompanham-me nas mesmas e servem de referência e de orientação na descoberta; afiguram-se como estímulo à memória muito tempo volvido sobre a realização da dita viagem.

A vida, que se acha afinal a maior das nossas viagens, deveria ter um guia assim, de texto claro e profusamente ilustrado, salvo melhor opinião. Que achas?

Um beijo

Joaninha disse...

RFR,
Vida = Guia de viagem?
Ideia muito interessante...
Só encontro um inconveniente - e o factor supresa? Descobrir sem guia. Encontrar sem andar à procura. Achar. Como tu achaste! E eu fico feliz por ti...
Bj grd e obg pelas visitas.

Anónimo disse...

Joaninha,

Tens razão: o factor surpresa acha-se fundamental em qualquer descoberta. Mas confesso também que, por mais textos que tenha lido ou por mais imagens que tenha visto de um determinado local, nada substitui a sensação pessoal extraordinária de se estar lá.

É importante, como bem sublinhas, descobrir sem guia, encontrar sem procurar, achar simplesmente. Mas tal se acha unicamente possível se, pelo menos uma parte do guia, o das referências e da orientação básica, tiver sido apreendido.

Foi assim que encontrei. E é por isso mesmo que não desisto nunca dessa maravilhosa descoberta. Obrigado por te alegrares comigo.

Um beijo grande,

RFR

Carlos Ferreira disse...

Olá sua solta;)

Como bem sabes eu também sou um coleccionador...desde bonsai, até minerais e soldadinhos de chumbo...passando por pins e o mais importante...amigos e amigas como tu;)

Continua com o degredo;)

Bjinhox

Anónimo disse...

Bem Maninha, tenho eu que aturar as tuas manias de coleccionismo.

Porque é que não coleccionas pratos de cozinha ou livros de culinária??? É para isso que serves?? Brincando!!!

Beijinho***

Anónimo disse...

Tartarugas! Só não colecciono as de verdade :) Só representações!... E postais... mas só dos gratuitos :)