11.2.06

Vícios

Vício(s.m.) – hábito profundamente enraizado de acções gravemente imorais; mau hábito; propensão irresistível; costume condenável.


Vício n.º 1
Tudo isto vem a propósito dos primeiros morangos que apareceram este ano cá em casa. Passou-se assim:
- “Que tal os morangos? Já estão bons?”
- “Sabes qual é a diferença entre ser apreciadora e viciada?"
- (encolhe os ombros)
- “Apreciadora sabe a diferença entre bons e maus morangos. Viciada, come sem critério.”

Sou eu. Em morangos. Completamente. Desde o momento em que soube que era alérgica aos morangos. A alergia passou, mas não o vício. Desde morangos ao natural, passando pelos morangos com chantilly, em gelado, em bolo, em batôn. Tudo vale.





Vício n.º 2
Chocolate.
Irresistível. O género em geral – branco, preto, em mousse, em bolo, com amêndoa, sem amêndoa.
A minha última descoberta é mesmo o chocolate quente, cujo especial encanto descobri num acolhedor rés-do-chão em Coimbra. Feito com um chocolate vindo de Espanha e com uma consistência proibitiva. “Costume condenável”, já nos ensina o dicionário.
A partir daqui o caminho é sem retorno e um chocolate quente que fica registado – sem contar, claro, com aquele do rés-do-chão – é do Il Café di Roma, cuja aparência é mais ou menos a seguinte:



Quanto ao sabor, é indescritível, daí que fica o convite. Para quem tenha, como eu, “propensão irresistível”. E as vossas propensões irresistíveis?

4 comentários:

Anónimo disse...

Esse sítio em Coimbra com chocolate quente bom é na Elísio de Moura? Também há um óptimo em Santa Clara. Em Coimbra é tudo bom :)
Assinado: fã número 1 do chocolate.
JGil

Joaninha disse...

JGil,

Estou a ver que tenho mesmo de fazer o roteiro pelo chocolate quente! Fico à espera pelo teu regresso à Lusa Atenas para invadirmos esses locais de propensões irresistíveis!

P.S. O chocolate do rés-do-chão não é de nenhum desses... ;)

Helena Freire disse...

Eu também voto no chocolate! Mas não é vicio, nem paixão, acho q é mm amor!
E viva ao chocolate em todas as formas e com as mais diversas utilidades.

Anónimo disse...

Seja branco, preto ou castanho (o chocolate!, como é óbvio) qualquer momento é um bom momento para nos deliciarmos...
Xana