21.2.06

Velas vs. Electricidade


Longe vai o tempo em que faltava a electricidade com uma frequência impressionante e éramos atirados para o convívio forçado em família. Tudo começava em mal-dizer a EDP passando, inevitavelmente, pelos programas de televisão que estaríamos a perder.
Acendia-se meia dúzia de velas e espalhava-se pela sala. E ali se ficava, à espera e à conversa, todos juntos e quase sem nos vermos dada a fraca luz que as velas produziam.
De há uns anos para trás que a EDP não nos tem pregado destas partidas e há sempre luz para tudo – cozinhar, estar no computador, ver televisão, ouvir música.
Pequenas falhas aparecem para matar saudades – quando se ligam vários utensílios ao mesmo tempo (aquecedores, fogão, computadores e afins). Mas a solução é rápida e nunca se está mais de 2 minutos sem electricidade.
Também em Coimbra – na mítica casa verde – falha a luz todos os dias. Pelos mesmos 2 minutos (tempo variável em função da maior ou menor vontade de encontrar o contador) e, claro, pelos mesmos motivos.
Mas não se acendem velas. Quando muito aproveita-se a luz do telemóvel e lá se vai à procura do desejado botão que iluminará novamente a casa toda.

Quanto às velas propriamente ditas – e porque o conhecimento não ocupa (muito) lugar – fiquem a saber que já egípcios as faziam (por volta de 3000 a.C.) através de cera das abelhas. No que diz respeito ao uso das velas, estas são utilizadas para finalidades tão diferentes como nos bolos de aniversário e em cerimónias religiosas.
A História também diz que as velas foram, até ao século XIX, mais usadas no norte da Europa.

Fica também a nota de que as velas constituem uma das causas mais frequentes de incêndios domésticos.

Nota final – teria sido interessante ver o concerto de Sábado à luz das velas, mas a EDP antecipou-se e reparou o corte de energia!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Que saudades dos cortes de energia, que proporcionavam os belos momentos de reunião de familia. As histórias, as anedotas, as palhaçadas... tudo isso acompanhado de sonoras gargalhadas... (principalmente tuas!!!!)