7.4.07

Comédia e pipocas

A comédia - enquanto género de cinema - não costuma ser premiada e é, segundo as opiniões dos críticos, um cinema menor. Como se a arte de fazer rir fosse, em si, considerada menos inteligente e menos criativa.

Não tem de ser necessariamente assim. E a comprová-lo está, por exemplo, uma das melhores comédias dos últimos tempos - a que já me referi aqui, por diversas vezes - "Uma família à beira de um ataque de nervos". Uma comédia [com algum humor negro, devo reconhecê-lo] cujo argumento nos acompanha mais do que o tempo de visionamento do filme.

A comédia de pipocas não atrai os críticos mas atrai as massas. Pelo riso momentâneo, pelos momentos de descontracção, pelo acompanhamento de pipocas.

Atendendo à oferta pouco interessante - depois de um início de ano extremamente rico - de filmes actualmente, fui atirada [com o espírito de sacrifício que caracteriza a época...] para duas comédias, de registo diferente entre si, mas que são, para mim, comédia-pipocas.


1) Mr Bean em férias

Garante-nos o próprio Rowan Atkinson que será a última vez que representa a personagem solitária de Mr Bean.

Após mais de 20 anos de série televisiva, e dois filmes, a actor despe(de)-se da personagem.

Para quem gosta da série, vai, naturalmente, divertir-se com o filme. Eu, confesso, que não me seduz o género. A personagem a quem tudo de ridículo acontece, até o mais inconcebível. Não gosto do Mr Bean assim como não gosto dos "apanhados". É talvez daqueles "não gosto e pronto". Sem explicações lógicas.

Neste filme, Mr Bean ganha uma viagem à Riviera Francesa e as peripécias sucedem-se umas atrás das outras. Chegado a Cannes, salva-se o filme e chega a surpreender. Gosto de finais assim.


2) Norbit

Eddie Murphy regressa - uma vez mais - ao género de comédia em que encarna várias personagens num só filme. Ele é Norbit, ele é Rasputia, ele é Mr. Wong.

O primeiro vive na sombra da sua mulher [de peso]. A segunda é a mulher [dominadora] do primeiro. E o terceiro é o proprietário de um restaurante que acolhera Norbit, orfão. Todos eles interpretados por Eddie Murphy e cuja caracterização é de louvar.

Mas a fórmula já não é nova. O actor já a tinha utilizado [melhor] em "The Nutty Professor", daí que aqui não haja grande criatividade.

Diverte, ao sabor das pipocas e das gargalhadas da sala.

Leva, cada um, 3 estrelas. Cumprem a função de divertirem o espectador durante a exibição. Mas pouco mais. E, para mim, um bom filme requer [muito] mais do que isso.

2 comentários:

Tubarão disse...

Um Santo e Feliz Domingo de Páscoa para ti também, Joaninha.

rtp disse...

Mais uma vez ... tenho mesmo de ver "Uma família à beira de um ataque de nervos"! :-)
Espero que tenahs tido uma feliz Páscoa!