23.4.07

Uma cidade em Jazz



O Festival Internacional de Jazz de Matosinhos comemorou, este ano, a sua 11ª edição e, pela sessão de encerramento (no passado Sábado, na Exponor), é caso para dizer que o público continua a aderir a este género musical, sendo a qualidade dos artistas inegável.

A primeira parte foi entregue ao Mário Franco Quinteto, com o saxofonista David Binney. Cumpriu a função de aquecer a plateia mas não arrancou grandes manifestações de apreço. Saliento, apesar de tudo, a excelente performance do guitarrista.

A segunda parte foi a cereja em cima do bolo. Benny Golson, com uns poderosos 78 anos, na companhia do seu fantástico saxofone, vai interagindo com o público, pedindo aplausos frequentes para os músicos que o acompanhavam (Benny Green Trio) e justificando a origem das canções, em especial a divertida "Along Came Betty".




Uma especial palavra é devida, inevitavelmente, para Benny Green. Um pianista exímio que conseguiria, só por si, fazer todo o espectáculo. A qualificação que lhe é dada, como pianista de jazz "hard pop" assenta-lhe como uma luva. Forte e consistente.

É impressionante a sua capacidade de tocar de lado para o piano [como a foto documenta], deixando transparecer que aquilo que faz é o mais natural possível que até lhe permite apreciar a actuação como se fosse um mero espectador, ao mesmo tempo que ausculta a reacção da assistência.

Divertido e genial.

Agora só para o ano. Na mesma cidade, claro.

3 comentários:

rtp disse...

Que pena! Não consegui ir a nenhum concerto! Fica, então, para o ano! :-)

S. disse...

Senti-me tentada a ir. Lamentavelmente, o tempo não espera por nós.

SONY disse...

Bem vim ver o que nos trazes...sempre em cima do acontecimento...este pianista a tocar de lado, deve ter sido fantastico :-)
Sinceramente não o conhecia...já sei mais qualquer coisa do que ontem :-)
Obrigada pelas tuas novas! Pena a vida não dar para assistir a tudo o que é bom :-)
Um bj
Sony
Voa sempre joaninha :-)