24.10.06

Marie Antoinette, segundo Coppola


A realizadora só por si, depois do sucesso [merecido] alcançado com Lost in Translation, tem a capacidade de despertar a curiosidade do público e encher uma sala de cinema.

Começo pelos pontos menos positivos do filme. Em primeiro lugar, problemas técnicos. Um microfone aparece várias vezes no ecrã... Seria um adereço da época?
Por outro lado, o argumento podia ser mais rico. Ainda que possa ser a imagem de marca da realizadora [como se viu no seu filme anterior], Marie Antoinette apresenta alguns momentos menos dinâmicos sem qualquer justificação.

No entanto, julgo que o filme está muito bem conseguido. A banda sonora está divinal. Fora de época, naturalmente. Mas de acordo com o "fora de época" que é retrata a personagem central. Também esta se sente desenquadrada.

Saliento pormenores absolutamente deliciosos - momentos tendencialmente privados são vividos na presença de todos os membros da corte: a noite de núpcias, o acordar diário ou o nascimento.

O cenário é deslumbrante, bem como a indumentária da época.



Kirsten Dunst confirma que é uma actriz para todos os registos. Desde o drama à comédia. E surge, aqui, bem acompanhada por Jason Schwartzman - um Louis XVI com um divertido problema em consumar o casamento!...

Recomendo. E leva 4 estrelas.

1 comentário:

rtp disse...

Ainda não vi. Mas com este comentário e com as 4 estrelas da Joaninha, não posso falhar!