18.10.06

A fusão Portugal-Espanha


Vem este post no âmbito da sondagem da revista espanhola Tiempo. Assim, de acordo com aquela publicação, 45,6% dos nuestros hermanos querem a fusão com o nosso país.
Não satisfeitos com tamanha pretensão, sugerem mesmo que o nome do novo país deve ser Espanha, enquanto alguns, timidamente, sugerem Ibéria. Referem, ainda, que a capital devia ser Madrid [outra coisa não se esperava, claro!].
O que é mais surpreendente é o facto de os mais favoráveis serem os mais novos.

Sou absolutamente contra esta fusão com Espanha. Gosto da República, da Língua Portuguesa, dos portugueses [velho é o ditado - "de Espanha nem bom vento nem bom casamento"...], das nossas praias, da nossa história, da nossa música, dos nossos hábitos alimentares, do vinho do Porto e da proibição dos touros de morte.

No entanto, há alguns pontos positivos - teríamos direito à siesta, a gasolina seria mais barata, não estaríamos na cauda da Europa nas estatísticas comunitárias, teríamos cidades maravilhosas como Madrid, Barcelona, Sevilha ou Santiago de Compostela... E as tapas seriam bem mais frequentes! Mas isso não seria suficiente...

6 comentários:

rtp disse...

Gosto muito de Espanha. Mas não seria favorável à perda da individualidade lusa. É bom viver lado a lado nesta jangada de pedra. E se o vento que de lá vem não é bom, já o resto....

Anónimo disse...

Pronto, crucifiquem-me, mas a ideia agrada-me. Eu não me importava de fundir Portugal com Espanha, mas com uma condição: passávamos a ser Ibéria, ou República Federal Ibérica ou coisa parecida, o nome Espanha ficava para os livros de história, e nós seríamos Portugal, um estado federado a par com Castela, Catalunha, País Basco, Galiza, Andaluzia e outros separatistas que tenham para lá, sei lá, Navarra ou coisa parecida. Proponham-lhes isto a ver se não fica toda a gente contente. Só os castelhanos unionistas é que nem por isso, mas esses paciência... De resto, eu ia gostar. E ninguém me acuse de trair POrtugal com Espanha! Porque ser ibérica sim, mas espanhola... nunca!

Sócio disse...

E viva la españa!
lá lá lá lá lá lá lá lá
E viva la España!

Carina disse...

Tb sou a adepta do denominado "Iberismo". Concordo na totalidade com "jgil".

**

Tigrão disse...

Epá... Estudem história! Repugna-me que haja um português a pensar nesta fusão. Acaso os estimados comentadores se esquecem que já fomos Espanha e os resultados que isso trouxe para o nosso país? Alguém se esquece da loucura da Armada Invencível que foi o princípio do fim do Portugal que deu novos mundos ao mundo? Se ser Espanhol fosse bom os Galegos, os Bascos e os Catalães não lutavam pela independência. Além disso a discussão torna-se especialmente estéril quando estamos integrados na União Europeia. Para quê uma união com Espanha quando a podemos fazer numa escala muito maior?
Aos TRAIDORES integracionistas uma palavra: MUDEM-SE!

Anónimo disse...

Solução: vamos conquistar Espanha! Retirámos o que de melhor lá exista, e não deixámos de nos chamar Portugal.
Dia D: qualquer um, desde que ao início da tarde,durante a siesta...