15.9.06

Voltam as mulheres de Almodóvar



Ainda que continue a não encher salas de cinema em Portugal, Almodóvar conquistou a minha admiração já há alguns filmes atrás.

"Voltar" não é apenas mais um filme acerca da realidade feminina. Com uma criatividade e um sentido de humor incontornáveis, somos conduzidos ao dia-a-dia surreal de um conjunto de mulheres que, directa ou indirectamente, lidaram com a morte.

À medida que o filme vai avançando, Almodóvar vai-se divertindo a desvendar, a pouco e pouco, os segredos que cada personagem encerra e a ginástica que cada uma faz para compor a surrealidade da sua vida.

Surpreendentemente o surreal de Almodóvar parece estar presente em pequenos pormenores da vida feminina - o cabeleireiro clandestino, o poder da vizinhança ou o ritual de um velório, não esquecendo ainda os programas televisivos que retratam "os dramas da vida real"!

Saliente-se a representação de Penélope Cruz - que se tornou a coqueluche do realizador.

Um filme absolutamente recomendável.

1 comentário:

rtp disse...

Também recomendo. Gostei muito. Apreciei o tom humorístico de todo o filme. A cena da vigilia em que as mulheres vestidas de negro sufocam a filha da falecida com beijos e em que se condoem com todos os pormenores do desenlace, está muito bem construída. Retrata a realidade manchega, e também a de um Portugal profundo que vou conhecendo. Para além de Penelope Cruz, também se destaca uma soberba Carmen Maura. E, em suma, é um filme de Almodovar - e portanto excentrico, original, exagerado, surpreendente - sem cair em pormenores de provocação gratuita.