7.9.06

A controversa casa


Ainda que a inauguração oficial tenha sido há cerca de 1 ano e meio, só ontem tive oportunidade de entrar no meteorito caído junto à rotunda da Boavista, no Porto.

Muito criticada foi a criação de Rem Koolhaas. Desde a localização, passando pela arquitectura interior e exterior.

Pois bem. Protegida pelos meus desconhecimentos arquitectónicos, gosto muito da localização, da imponência da construção e das portas do restaurante que se abrem como se fossem pedras de cavernas.

Só se esqueceu de um pormenor o Sr. Koolhaas. A grelha do piso térreo consegue mesmo partir os saltos dos sapatos femininos...

2 comentários:

Mr. Sherlock disse...

E há outro detalhe, a aquela escadaria e o haal em dia de vento dá aso a desiquilibrios dignos de quedas miticas, tala corrente de ar.
Também não gosto das ridículas cadeiras da sala principal, temos que fazer alta ginástica para conseguir manter o rabiosque sentado mais do que 5 minutos, é como sentarmo-nos em gavetas com vontade própria.
Quanto aos saltos altos não sei, não uso.
Mas gosto.

rtp disse...

Bela foto! Concordo com a apreciação. Eu sou fã da Casa da Música e de quase toda a sua programação. Mas existem pequenos pormenores que deixam a desejar. Para além dos apontados, veja-se que a entrada não tem a mesma altura em toda a extensão. Do lado direito (salvo erro) é bastante mais baixa. Vi um estrangeiro que subia as escadas com atenção aos degraus, ligeiramente curvado e quando se endireitou deu uma pequena (grande) turra na barra desnivelada. Coitado! Deve ter visto estrelas ainda antes de entrar no espectáculo. .-)