14.8.06

Relatos da fuga para a Croácia - iv

- Dubrovnik

Não é fácil conseguir alcançar um dos locais mais turísticos da costa croata. Para chegar a Dubrovnik, só mesmo de autocarro. E, mesmo assim, este demora uma eternidade...

Aí chegados, somos, uma vez mais, solicitados para o alojamento e confirmamos a ideia da falta de simpatia com que nos tínhamos vindo a deparar. Foi mesmo a cidade TOP em antipatia e rudeza!

Apesar disso, saliente-se a hospitalidade da Sr.ª Katie que nos abriu as portas de sua casa, mostrando-nos os quartos com motivos religiosos, enquanto nos oferecia um sumo de laranja (seria???!!!) de qualidade duvidosa...

O centro - Old town - é deslumbrante, salientando-se, naturalmente, as muralhas:





E a arquitectura do seu interior:


Os portugueses abundam a cada cruzamento e identificam-se pelo estilo e pela forma ruidosa com que marcam a sua presença.

Dubrovnik marcou ainda pela quantidade de mosquitos que decidiu atacar massivamente metade do grupo.

A noite na Old Town caracteriza-se pelo ritmo, pela música. No entanto, a animação esvanece cedo, sendo um dos poucos focos de atenção da zona o hábito de subir a uma pedra, tentar o equilíbrio em cima dela e tirar a t-shirt, vestindo-a novamente... Com alguma coisa teriam os turistas de se entreter!!

Regressados às terras lusas, fica a satisfação de termos conhecido um país com muito encanto, mas que necessita de alguns ajustamentos [a nível humano] para conseguir manter os turistas dentro das suas fronteiras. Potencial ao nível da história, paisagens e praia não falta.



[@ Bar Abdenga, Dubrovnik]


Sem comentários: