21.8.06

Da natureza delas

Há uns dias atrás, num documentário da RTP2, falou-se daquele insecto que dá nome ao blog [e à signatária] - as joaninhas.

Como me rendo absolutamente a estes seres, lembraram-se de fotografar uma imagem daquele documentário:


A legenda foi, para mim, uma descoberta completa. As joaninhas são carnívoras??

Apressei-me na pesquisa e obtive a confirmação. As joaninhas são mesmo carnívoras!

Divulguem-se, então, alguns factos científicos das coccinellidae:
- existem cerca de 4500 espécies de joaninhas;
- o seu tamanho varia entre 1 mílimetro e 1 centímetro;
- diz-se que o seu sabor é absolutamente desagradável e até tóxico, o que constitui um replente para aqueles que se aventurem a dar-lhes uma dentada;
- as joaninhas podem alimentar-se de plantas, mas há espécies que são "predadoras e carnívoras".





Tenham, portanto, cuidado, quando incomodarem uma joaninha. Ela pode revoltar-se! :)

P.S. Para quem não se recorda. Fica o link para o anúncio da Peugeot com as joaninhas...

5 comentários:

Mr. Sherlock disse...

Eu sp achei que a menina não era lá mt dada aos verdes e tendia mais pás carnes. Sabe como é, apesar de a menina ser forte, até acima dos standards médios, a carne, essa, é e será fraca. Fraquinha.
E també que é quer uma Joaninha com "J" grande que não seja boa apreciadora de uns bifes à maneira.
Bom trabalho e paciência para este calor chato em alturas de trabalho.
o seu sherlock

Joaninha disse...

Uma Joaninha com "J" grande é apreciadora de bifes à maneira... Quanto a ser predadora, lá isso tenho as minhas dúvidas! Fique bem, caro Mr. Sherlock.

Mr. Sherlock disse...

Bem isso já não sei. Mas que há para aí algumas joanitas com "J" grande que têm o seu quê de predadoras ai isso há.

magarça disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
magarça disse...

quem diria que por trás daquela carapaça ternurenta se esconde um animal feroz!