6.5.07

É um artista português - ii

A saga começou já há cerca de um ano neste post.

Quando toda a cidade do Porto se mobilizou para mais um início da Queima das Fitas, centenas de pessoas assistiam, no esgotadissímo Cinema Batalha [renovado mas com uma acústica que deixa muito a desejar], a um concerto de José Cid.

Aquele que, em relação a si próprio, diz: "Se o Rui Veloso é o pai do rock português, eu sou a mãe"... O que é certo é que mobiliza uma legião de fãs que se diverte com ele e que canta em uníssono clássicos como "A cabana junto à praia", "Vinte anos", "Ontem, hoje e amanhã", "Um grande, grande amor", "Cai neve em Nova Iorque" (adaptada, no refrão, para "faz-me falta o PORTO, para me sentir feliz") ou a inconfundível, e que rendeu a assistência, "Como o macaco gosta de banana"...

Faltou aquela que é, muito provavelmente, a melhor letra do verdadeiro artista - "A pouco e pouco", com estes versos hilariantes:

São 7 e meia, amor
Tens de ir trabalhar

Acordas-me com um beijo
E um sorriso no olhar
E levantas-me da cama
Depois tiras-me o pijama
Faço a barba
E dá na rádio
O Zé Cid a cantar

Apanho o Autocarro
Vou a pensar em ti
Levas os miúdos
Ao jardim infantil

Chego à repartição
Dou um beijo no escrivão
E nem toco a secretária
Que é tão boa!

(Refrão)
A pouco e pouco se constrói um grande amor
De coisas tão pequenas e banais
Basta um sorriso
Um simples olhar
Um modo de amar a dois (bis)

Às 5 e meia em ponto
Telefonas-me a dizer:

Não sei viver sem ti amor
Não sei o que fazer

Faz-me favas com chouriço
O meu prato favorito
Quando chego para jantar
Quase nem acredito!

Vestiste-te de branco
Uma flor nos cabelos
Os miúdos na cama
E acendeste a fogueira
Vou ficar a vida inteira
A viver dessa maneira

Eu e tu e tu e eu e tu e eu e tu

Refrão


(Letra e música José Cid, 1979).

Sabe-se lá porquê que chega à repartição e dá um beijo ao escrivão, porque motivo ouve "Zé Cid" na rádio (referido na própria letra de José Cid - isto sim é publicidade inteligente!) ou pede "favas com chouriço" para jantar...

Não se limita a cantar. Frisa que:
- tem "50 anos de carreira",
- tem "65 anos",
- "na minha juventude, quando não era tão giro como agora"
- "o Elton John pede roupa emprestada à rainha de Inglaterra e toda a gente sabe que ela é uma pirosa" e ainda [a melhor da noite],
- "eu sou melhor que o Julio Iglesias. Eu ponho um disco à frente, a ele bastava uma caneta"...

É por estas e por outras que continua a esgotar todas as salas por onde passa e que garante 2 horas de pura diversão! A repetir, sem dúvida...

4 comentários:

rtp disse...

It sounds very, very funny! :-)

filipelamas disse...

Obrigado por esta gostosa recordação!!

Anónimo disse...

A melhor letra é da mais romântica "a rosa que te dei", que pelos vistos não ´cantou.

Unknown disse...

Entrei sem autorização, bem o sei, mas vim encontrar união, e de tudo eu gostei.

Vou regressar.

Sê feliz.

Bjnhs

ZezinhoMota