29.5.07

Vizinhos, vizinhas, vizinhanças




Comemora-se hoje - ao que se noticiou - o Dia Europeu do Vizinho. Como disse?

É mesmo verdade, parece que a culpa foi dos franceses [parisienes] que, num belo dia do ano de 1999, acordaram e descobriram que ainda não existia o Dia do Vizinho. E como candeia que vai à frente, ilumina muita gente... a luz da ideia acabou por iluminar também em Portugal.

Em várias cidades sucedem-se as iniciativas e o mote, nalgumas, é mesmo: "Convidar os vizinhos para beber um copo ou partilhar uma refeição pode não resolver os problemas sociais, mas este simples gesto pode ser um princípio."

Para aqueles que se lembraram deste dia, não devem conhecer a minha vizinha do prédio da frente que vem à janela de cada vez que chego a casa e, muitas vezes, pergunta pela família toda.

Também não conhecem os vizinhos barulhentos que cantam o genérico da telenovela "Vingança", às 5h da manhã.

Ou, então, a anterior vizinha do andar de baixo que, "encantada" com o barulho que fazíamos nos batia muitas vezes à porta... Nas situações em que bater com a vassoura no tecto de sua casa não resultava...

4 comentários:

Anónimo disse...

ja descobri entao por que é que nunca gostei dos franceses...Não tenho bons exemplos de vizinhos!

rtp disse...

"Os vizinhos barulhentos que cantam o genérico da telenovela "Vingança", às 5 h da manhã"
Muito haveria para dizer... ;-)

Joaninha disse...

É a telenovela Vingança e o Playback, do Carlos Paião... Esses mistérios indecifráveis! ;P

disse...

Tb fiz um post sobre o tema, e lamento q a sua vizinhança seja barulhenta e curiosa. Desejo de futuro melhores vizinhos :)