20.5.07

Off Cabaret



A certeza de que Espinho tem um conjunto de pessoas com a arte [o que quer que isso seja] a correr nas veias já tinha sido constatada no espectáculo anterior que trouxeram ao Porto.

Desta vez, no Auditório de Espinho [sabe-se lá como o GPS em forma de papel trocou-nos as voltas e atrasou a chegada...], a actuação consiste numa conjugação da Academia de Música de Espinho, o TPE - Teatro Popular de Espinho/Cooperativa de Espinho e Move’in-mento – Núcleo de Dança Contemporânea de Espinho.

A ideia é uma viagem no tempo e no espaço. No tempo, para o início do século passado quando reinava o can-can e a loucura que foi identificada com os "loucos anos 20". No espaço, para o palco e bastidores do mundo do espectáculo.

13 cenários, entre as aulas de ballet, o cabaret, a noite fria e os seus encantos e, até, o belicismo.

Em palco estão cerca de 40 artistas, divididos entre bailarinas, actores, cantores e músicos. O cenário tem imensa cor - como época e a sonoridade o reclamavam - e o guarda-roupa é escolhido a dedo.

A viagem no tempo termina no último "cenário/acto" com a Paródia Da-Da. Com o título inspirado, muito provavelmente, no último hit dos Da Weasel - Dialectos de Ternura. Um percurso por fragmentos do quotidiano do século XXI, culminando no êxtase...

Salientam-se, naturalmente, o divertido texto do Mr. Moustache, recordando o musical Moulin Rouge, a dança can-can pelas sincronizadas bailarinas, a tortura dos atilhos e espartilhos ou a disciplina de guerra sem esquecer a qualidade das vozes interpretando músicas da época ou o pianista que garante quase toda a "banda sonora" do cabaret.

O título "Off Cabaret" baseia-se, segundo o flyer, nas "histórias de fora e de dentro, da rua, das luzes da ribalta e das sombras dos bastidores. Dos in, dos on e dos off...".

Muito bem concebido e conseguido, tendo enchido o bem estruturado Auditório com um público diversificado que se divertiu e aplaudiu convictamente as cenas de um cabaret contadas (cantadas e dançadas) com mestria.




8 comentários:

Mr. Sherlock disse...

Várias correções:
1 - TPE stands for Teatro Popular de Espinho, como o nome bem indica e não experimental;
2 - O texto Paródia Da-Da é inspirado no dadaísmo ou movimento DaDa, que se desenvolveu em grande parte nos palcos do cabaret alemão, e os seus postulados de vanguarda, os textos de colagem do quaotidiano e de colagem de consoantes (que não foi usado neste espectáculo) entre outras coisas mudaram a forma de ver a arte, um dos expoentes máximos é a Fonte de Duchamp (a escultura que mais não é que um urinol virao ao contrário, para mais ver http://en.wikipedia.org/wiki/Dada

Mas de resto o Mr Moustache agradece a atençãoe fica orgulhoso de as duas meninas terem gostado.
eu também gostei muito de as ver por lá.

Joaninha disse...

Mr. Sherlock,
Está feita a correcção no que se refere ao nome do Teatro!
Quanto ao Paródia DaDa, a relação com os Da Weasel fi-la, sobretudo, pelos sons que iam sendo proferidos ao longo desse último texto que me pareciam parte da Dialectos de Ternura:
Uhhh, uhhh!
Yeah, yeah!
Faz, faz!
dada.

Tubarão disse...

Na verdade, a letra dos Da Weasel é algo como
uh-uh
Ya, yeah
Faz, faz
Bebé...

Este post não tá fácil, Joaninha....

Joaninha disse...

Eu cá acho que é tudo uma questão de azar nas fontes consultadas...
Já que na www.lyrics-songs.com aparece efectivamente como letra aquela que fiz referência
Uhhh, uhhh!
Yeah, yeah!
Faz, faz!
dada.
(http://da-weasel.lyrics-songs.com/lyrics/943117/)
Talvez seja a versão politicamente correcta/censurada ou algo do género.

Mr. Sherlock disse...

É faz faz bébé...
para rimar com yeah-yeah
E essa referência vinha como um dos muitos sons do quotidiano ali retratados.

Mr. Sherlock disse...

E quem escreveu o flyer, quem foi?

rtp disse...

Subscrevo o post da joaninha. Gostei de assistir a Off-cabaret! É um espectáculo de qualidade que abarca uma grande amplitude de artes: música (tocada), interpretação, canto, ... e dança. Claro! ;-)
Parabéns ao Mr. Sherlock pela interpretação, pelos textos - próprios e adaptados, do espectáculo e do flyer!:-)
E joaninha, também me pareceu uma alusão à música dos Da-weasel! E também julgo que a letra é:
Uhhh, uhhh!
Yeah, yeah!
Faz, faz!
dada.
Pelo menos é assim que eu canto. E esta eu canto! ;-)

Mr. Sherlock disse...

é bébé...
Faz faz bébé...
B-É-B-É...

Ps: obrigado RTP pelas agradaveis palavras