30.3.07

Os Passos das Palavras

[A coreografia para Mosquito, de Rui Reininho]

Ainda que o público não fosse em número suficiente para encher o Salão Nobre da Ordem dos Médicos, o grupo não se sentiu desmotivado.

O Move'In Mento (Núcleo de Dança Contemporânea de Espinho) subiu ao palco para dar movimento e voz às letras de músicas, proferidas, em voz firme e pausada [de Mr. Sherlock], como se de poemas se tratassem, sem a rede da música.

A coreografia oscila entre a sensualidade, os movimentos cómicos, o ritmo e os efeitos visuais. De vez em quando, por trás do pano da dança contemporânea, vislumbra-se o ballet clássico.

Com o mote "... e se as palavras tivessem pernas?", dançam-se e declamam-se textos de Rui Reininho, Pedro Abrunhosa, Jorge Palma ou Carlos Tê, entre outros.

Um espectáculo original, bem conseguido e que confirma a qualidade dos elementos que compõem o núcleo. Só se lamenta a curta duração... Ficou, inequivocamente, a vontade de ler mais músicas e de observar os movimentos (os passos) das palavras!


Em jeito de recuerdo, ficam os excertos dos textos daqueles que foram, para mim, os momentos mais altos do espectáculo:





A rapariguinha do shopping
Bem vestida e petulante
Desce pela escada rolante
Com uma revista de bordados
Com um olhar rutilante
E os sovacos perfumados
Quando está ao balcão
muito distante e reservada.

Nos lábios um bom baton
Sempre muito bem penteada
Cheia de rímel e crayon
E nas unhas um bom verniz

Vai abanando a anca distraída
Ao ritmo disco dos bee gees.

(A rapariguinha do shopping, Carlos Tê)


Quero que saibas
Que sem ti não há lua,
Nem as árvores crescem,
Ou as mãos amanhecem
Entre as sombras da rua.

Leva os meus braços,
Esconde-te em mim,
Que a dor do silêncio
Contigo eu venço
Num beijo assim.

(Beijo, Pedro Abrunhosa)


Mesmo assim, porque te prendes?
Foge de mim, não entendes?
Eu nasci para ser gaivota.

(Segredos, Kátia Guerreiro)

6 comentários:

S. disse...

Apetitosa esta tua memória. Confesso que fiquei curiosa :)

rtp disse...

Fiquei ainda com mais pena de não ter ido ver! Mas infelizmente era impossível!

filipelamas disse...

Parabéns ao Mr. Sherlock!

Anónimo disse...

Gostei deste teu blog joaninha interessante, já agora uma curiosidade muito engraçada :-)
Ainda guardo num papel amarrotado uma recordação que jamais esquecerei: Um convite escrito num autógrafo do nosso artista Jorge Palma!
Numa festa de aniversário de um grande amigo Náná Sousa Dias.Editor discográfico, casualmente também fiz anos no mesmo dia e a festa juntou-se. Claro que esse autografo talvez já fosse escrito com um pouco de champagne a mais...hihihi
Um bj sony

Mr. Sherlock disse...

O Mr. Sherlock (que teve a ideia original deste espectáculo: despir as canções da melodia e dar vida às palavras e pô-las a brincar com os pés de uma bailarina) vem acrescentar que o espectáculo contou ainda com a fabulosa contribuição de "Bruxinha", ou M.F. se preferirem, na voz feminina.
E aproveita ainda para agradecer as palavras agradáveis. Sobretudo ao grande abraço do MR Mudds. Que desde já retribuo plena e enérgica mente.
PS: joaninha é caso apra dizer: "Yu shu bi dánsse, Yé!!!!!!"

Anónimo disse...

Até eu fiquei curiosa em ver esse espectáculo...