14.3.07

Labirinto premiado

2007 foi sorridente para Guillermo del Toro. Viu o seu último filme "O labirinto do fauno" premiado várias vezes. Desses prémios, constam três Óscares (Direcção Artística, Maquilhagem e Fotografia), bem como o prémio de Melhor Filme do Fantasporto 2007.

Rotulado como filme do cinema fantástico e de terror, é, sem dúvida, um filme alternativo.

Entre o real e o onírico, entre a guerra civil e o mundo de fadas, não se esperem os saltos da cadeira vulgares de um filme do género. O que resulta no filme é todo o cenário, a inteligência da maquilhagem e a expressão visual das personagens.

Uma história simples mas criativa - uma criança deslocada e à procura de um refúgio do ambiente doméstico. A leitura de "contos de fadas" [supostamente desadequados a uma criança já no início da adolescência] leva à fantasia [ou será o real?] de percorrer um labirinto [do fauno] até à coroação como princesa.

Pelo meio há, ainda, lugar para a guerrilha de resistência ao regime de Franco e para reflexões, ainda que fugazes, para o "ter de ser" da realidade.

Muito bom. Um filme do cinema fantástico que poderá seduzir as massas.

Leva 4 estrelas [não leva mais devido à brutalidade de algumas cenas!...].

2 comentários:

rtp disse...

Pois, eu sei que és cinéfila e, diga-se, uma cinéfila de mão cheia!
Quanto a Departed respondi no "Tretas". Quanto a este, não me sinto muito atraída por ele. O cinema fantástico não é uma espécie da minha eleição. Mas, estou tentada a ir ver depois deste teu post!

verde disse...

ainda não vi mas estou curiosa. o post abriu mais o "apetite". :)