11.3.07

Camélias no Palácio

[Exposição de Camélias, organizada pela Sociedade Internacional das Camélias - Portugal]

O Palácio do Freixo, do século XVIII, foi objecto de profunda recuperação finda há cerca de 4 anos. Uma colorida exposição de camélias deu tonalidades especiais às deslumbrantes salas daquele Palácio, este fim de semana, e serviu de pretexto para a descoberta do espaço.

A camélia (de origem asiática) terá entrado em Portugal através da cidade do Porto, no início do século XIX.

Com o rio Douro como vizinho e um inteligente aproveitamento da luz solar, o Palácio convida a uma demorada visita.

Tem pormenores imperdíveis, como sejam os tectos ou as paredes, sem esquecer o Salão dos Espelhos.


[Salão dos Espelhos]







Com ou sem camélias [que só por si justificavam a visita, tendo em conta a variedade e quantidade], fica mais um dos [muitos] motivos para uma visita à Invicta!


4 comentários:

Anónimo disse...

É só marcar a data.

rtp disse...

Não conheço! É uma falha grave não conhecer os pontos mais importantes da nossa cidade! Hei-de fazer uma visita em breve! É lá que se encontra localizado um centro relacionado com cartoons, não é? Pelo menos julgo ter visto anunciadas várias iniciativas sobre o assunto a decorrerem lá ( agendei, por esse motivo, várias visitas que acabem por não se concretizar!)! Ora, o teu post é um excelente pretexto para fazer uma visitinha!

Anónimo disse...

Muito muito bonito... Infelizmente, após muitos anos de profunda degradação (acompanhei de perto o seu declínio), foi com alguma desilusão que visitei o palácio após o restauro... um restauro pobre, assim como o aproveitamento que entretanto lhe foi dado. Entregue a uma pseudo-companhia de teatro, para poucos espectáculos abriu as suas portas, daí que não seja de estranhar que pouca gente conheça o palácio do freixo, ou sequer tenha passado lá perto. Pelos vistos agora já alberga algumas exposições. Sol de pouca dura, uma vez que espera-se que o palácio venha a ser transformado numa Pousada de Portugal. Irónico... uma vez entregue à iniciativa privada, provavelmente será a única altura da sua existência em que o palácio do Freixo estará de "portas abertas" para receber qualquer pessoa, assim como de certeza receberá um restauro digno do seu esplendor.

Rui

Ps: Mais vale tarde do que nunca... parabéns pelo teu blog!

Claudia disse...

Também fui à exposição e gostei muito do Palácio. Esse tecto, ao qual tiraste fotografia, é das coisas mais lindas que vi.