27.3.07

Ali nasceu Portugal?


O repto é lançado, como muitos outros, por e-mail. A convocatória poderia parecer, no mínimo, e à primeira leitura, estranha:

"embarcar nesta noitada tipicamente portuguesa (andar km’s para comer num restaurante típico, com um nome parolo, um dono parolo, empregados parolos que nos dão limão para enganar os polícias nas operações stop, fadunchos… Festa no século XIX, uma discoteca muito fixe, com um nome parolo, um dono que não é parolo, mas com uma clientela um tanto ou quanto parola – varia consoante os resultados do clube local)." - contributo [eloquente] do R. na angariação de convivas!

Guimarães é uma cidade, quanto a mim, que convida a uma visita. A várias visitas. Já lá vão alguns anos desde a data em que me apercebi do verdadeiro encanto do centro histórico. Escolhido para celebrar um aniversário, ainda no início da minha juventude...

Em 2001, foi atribuído pela UNESCO a classificação, ao Centro Histórico de Guimarães, de Património Cultural da Humanidade.


Esta fugaz visita ao Restaurante Pirâmide do Egipto [confirma-se que o nome é, efectivamente, parolo] permitiu medir o pulso ao fado tocado e cantado numa pequena localidade nas redondezas de Guimarães, com direito a dedicatória especial "para a mesa da juventude ali do canto".



A decoração é, toda ela, digna de registo desde as fotografias colocadas nas várias salas em que aparece o dono e figuras mais ou menos conhecidas da praça até às guitarras penduradas nas paredes, passando por objectos clubísticos.



Ainda tem a cidade [o que muito nos divertiu] alguns focos do "aqui nasceu o Portugal autêntico". Desde as operações stop serem acompanhadas de caçadeira à tentativa [frustrada] de um local tirar o seu Jaguar de cima do jardim, enquanto se ouve a vox populi "se tivesses um fiat uno, pegava-se o carro em mãos e ele já estava cá fora".

Uma noite com Portugal no seu absoluto melhor!

3 comentários:

Anónimo disse...

POis... e eu que não fui......

rtp disse...

Soa a uma noite bem passada! Fico cheia de inveja! :-)

verde disse...

Guimarães é uma cidade muito bonita! Até pensei que o repto era para a participação na próxima festa do pinheiro! :)