10.6.06

Eu e o futebol, o futebol e eu




Já se deu o pontapé de saída para o Mundial e está iniciada a saga dos jogos de futebol na televisão, das conversas à volta do mesmo tema e das bandeiras nas janelas (em, naturalmente, menor número do que no Euro 2004).

Confesso que a minha paciência para estar, pelo menos, 90 minutos em frente à televisão a ver um jogo de futebol não é muita. Durante o ano, são raros os jogos a que assisto e não sinto muita falta.

O único clube de futebol do qual fui sócia foi o Leixões. A última vez que assisti, in loco, a um jogo do clube, foi a última vitória do Leixões na 1ª divisão.

Quando se trata de jogos da Selecção Nacional tento acompanhar – sem enfado – todos os jogos.

Lembro-me, em especial, de um campeonato de juniores que decorreu no Qatar, em 1995. Na altura, com cerca 14 anos, andávamos todos entusiasmados com a prestação da selecção nacional.

Os jogos realizavam-se quase todos a meio da tarde o que impossibilitava que os conseguíssemos ver na televisão. Solução? Arranjámos uns headphones, sintonizámos uma estação de rádio e conseguíamos ouvir o relato durante as aulas. Com a discrição possível e tentando combater a euforia por cada golo português marcado.

Eis que um dia – em plena aula de Inglês – a professora, com a respeitabilidade dos seus 60 anos, desconfia de um barulho de fundo. E, atirando um nome para o ar, diz:
- “Paulo, para a rua!” [alguém tinha de ficar com as culpas]
Ele fica sem saber o que dizer, mas não denuncia as raparigas [era a ala feminina da turma que ouvia o relato…].
Não foi “para a rua” por pura sorte, mas aqui fica a revelação pública de que não ele não tinha culpa!

Mais recente é a recordação do Euro 2004. Recordarei, com um sorriso, os adeptos suecos a fazerem serenatas, junto ao meu escritório, a todas as meninas que por ali passavam... Os momentos em que gritei, que me irritei e que praguejei contra a Grécia.

Quanto ao Mundial que agora se realiza, resta-me pedir aos nossos jogadores uma coisinhaTRAGAM A TAÇA, ok?

4 comentários:

Anónimo disse...

Sou fã incondicional da Selecção. Recordo com nostalgia o Europeu de 2000, até à triste derrota frente à França (ao menos perdemos para os campeões). Procuro esquecer a angústia do Mundial de 2002, as unhas que roí (em vão) a ver Portugal contra os Estados Unidos e depois contra a Coreia. E lembro a campanha fantástica do Europeu 2004, à parte os jogos contra a Grécia (uma vez mais, perdemos para os campeões).
Não sou fã de campeonatos nacionais, mas o Europeu e o Mundial não me escapam. E agora estou preparadíssima para acompanhar todos os jogos que puder, mesmo aqueles em que Portugal não joga, sobretudo a partir dos oitavos de final. Venha o Mundial, venham os jogos, a já agora venha a taça para cá.

Anónimo disse...

Nunca devia era ter saído de sócia do Leixões, mas enfim!

O Leixões não se discute ama-se!

Anónimo disse...

Olé Portugal Olé!!!! A primeira vitória já está :)

Joaninha disse...

Jgil, realmente é de louvar a 1ª vitória, ainda que não tenha sido muito merecida... Mas - no futebol - o que é que interessa que as vitórias sejam merecidas?!!!Bjo!