30.11.06

O novo Bond


Com toda a controvérsia que envolveu a substituição do anterior agente secreto (Pierce Brosnan) pelo actual (Daniel Craig), é natural que a atenção em relação ao "novo" personagem fosse considerável.

"Casino Royale" apresenta-nos um Bond ainda nos seus primórdios, quando ainda não se utilizava, recorrentemente, a expressão "Bond. James Bond" ou quando a bebida de referência ainda não era "Vodka Martini. Shaken. Not stirred".

O argumento está aqui especialmente enriquecido, sem necessidade de recorrer a "muletas" que constituem as cenas de acção com grandes efeitos especiais.

A acção central é atirada para uma mesa de jogo e vencerá quem melhor conseguir distinguir o "bluff" do jogo transparente.

Que não venham alegar que "um James Bond não pode ser loiro de olhos azuis" ou que nada substitui o sorriso de Pierce Brosnan.

O ditado é antigo - não há pessoas insubstituíveis - e Daniel Craig prova-o, mesmo com o seu olhar azul ou o sorriso arrancado a ferros.

Algumas pérolas - as paisagens italianas, a postura inflexível de M. (brilhante, uma vez mais Judi Dench) ou o jogo de bastidores entre a CIA e o MI6.

Gostei muito. E recomendo.

2 comentários:

Condessa disse...

Confesso que fui uma dessas vozes...Bond para mim só há 2: Sir Sean Connery e Mr.Brosnan e mais nenhum! Também confesso que ainda não fui ver o filme mas têm sido tantas as vozes (femininas) de incentivo que talvez aproveite o fim-de-semana prolongado...isto apesar de conhecer quem tenha adormecido...

Mr. Sherlock disse...

Bolas!!!
Kem me manda a mim ser preguiçoso.Vi o filme primeiro e ainda não postei sobre isso. E agora até vai parecer que copiei o post da menina. Bolas pa preguiça!!! Caramba...
Posso postar na mesma?

Ps: cara condessa, digo-lhe veja; como disse a cara miss voa-a-voa é muito mais assente no argumento e nos diálogos sem recorrer a gadgets e muitas explosões. Vá ver, e depois diga lá se não gostou.