25.11.07

Gangsters

A fórmula não é mais do que um "baralhar e dar de novo". O cinema norte-americano colecciona filmes que retratam os anos 70' em Nova Iorque, com lutas de grupos de gangsters que tentam dominar o submundo da droga.

Como pegar num tema mais do que comum e introduzir algum elemento de novidade que consiga o aplauso do público?

Ridley Scott escolhe dois actores oscarizados - Denzel Washington e Russel Crowe -, atribui-lhes funções maniqueístas (o primeiro representa o crime organizado na cidade e o segundo a luta contra o mesmo), introduz elementos polémicos (a guerra do Vietname) e espera que resulte.

Quanto a mim, resulta. Denzel Washington tem uma representação coesa e bem estruturada, livrando-se da conotação óbvia de que só consegue fazer papéis de "boa pessoa".

O argumento é inteligente - adaptado de factos verídicos - (em especial, quando são confrontadas as duas personagens principais) e tem o mérito de prender o espectador, o que não seria tarefa fácil atendendo à duração do filme.

Mais do que a tentativa policial de combater o tráfico de droga em Nova Iorque, há, no enredo, uma tentiva de desmascarar a corrupção, incluindo dos elementos policiais.

O que falta para não receber as 5 estrelas? Talvez alguma ousadia? A referência, na perspectiva em que é feita, à guerra do Vietname é louvável, mas logo se tenta corrigir a mão e forçar um final que poderia ter sido mais intrigante.

Gangster Americano vale pelos actores - que fazem quase o trabalho todo - mas não consegue superar o Departed (Entre Inimigos), sendo a comparação exigida dada a proximidade temporal entre os dois e, até, semelhanças no próprio argumento.

Parece-me que não vai ser um filme esquecido pelos Óscares, sobretudo ao nível da representação... Mas as contas ainda vêm longe.

Saldo final - 4 estrelas.

3 comentários:

Filipa disse...

Gostei de andarem sempre a chatear o Ritchie (Russel Crowe) por ele nao ter ficado com o dinheiro que encontrou na mala de um carro! "És tu o policia que nao ficou com 1 milhão de doláres? Sou. Parvo!"

Anónimo disse...

Hey! O Russel não ficou com o dinheiro que encontrou na mala do carro e eu è que sou burro?!? Humm Humm?!?

Assinado,

Felipão

. disse...

Fui vê-lo com algumas expectativas e saí de lá a lamentar os €4. Dou-lhe 3 estrelas e já puxadas, graças aos cenários dos bairros e à realidade da droga. Os actores estiveram normalíssimos, nada surpreendente tendo em conta o currículo de cada um, e até um bocado apagados. Definitivamente, o Ridley Scott deve-se dedicar aos épicos.