6.7.07

Frida Kahlo



["La Columna Rota", 1944, Moseo Dolores Olmedo, Cidade do México]

Já passou mais do que um ano deste a data em que vi a exposição, patente no CCB, com parte da obra de Frida Kahlo.

Comemora-se hoje o 100º aniversário do seu nascimento. E, com essa comemoração, recorda-se não só a obra [impressionante, quanto a mim] da artista, como também a sua vida.

Ficará recordada pela sua vida amorosa (casou duas vezes com Diego Rivera e teve um relacionamento com Trotsky, depois da sua fuga da União Soviética), pelo seu feminismo avant la lettre e pelas suas sucessivas intervenções cirúrgicas.

Deixo aqui uma das pinturas mais conhecidas e que demonstra o realismo que imprimia em cada tela.

"Pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor", ou, ainda, das suas últimas frases escritas no seu diário, "Espero alegremente a saída - e espero nunca mais voltar".

3 comentários:

rtp disse...

Também fui ver a exposição!
A vida e obra de Khalo é impressionante!

x disse...

é, sem dúvida uma das minhas pintoras favoritas. mas infelizmente não fui ver a exposição. trouxe-te um mimo de lisboa, está no 'novo mundo'.

S. disse...

As pinturas dela são como um grito angustiado e lacinante, mas, ao mesmo tempo, tão real.

Uma mulher que admiro.