4.7.07

Testes de nacionalidade


A notícia de que 60% dos nacionais do Canadá falhariam o teste para a aquisição daquela nacionalidade levanta a curiosidade quanto ao grau de exigência dos mesmos.

Os testes para aquisição de determinada nacionalidade já vêm há muito a ser aplicados noutros estados. Mas Portugal só recentemente aderiu a esta moda e, é caso para dizer, é uma moda um pouco diferente.

É conhecida a elevada exigência dos testes para aquisição da nacionalidade norte-americana. Numa lista das 100 perguntas mais frequentes, 7 são sobre a bandeira [a relação norte-americana com a bandeira - que é usada para tudo (roupa, louça, canetas...) - ainda é um mistério indecifrável] e as restantes são sobre a Constituição e divisão de poderes, História dos EUA, não esquecendo a identificação dos sucessivos presidentes... Nada fácil, por sinal.

Por terras lusas, as perguntas são completamente diferentes. Nada de perguntas em relação à bandeira, presidentes ou regras democráticas. O que interessa mesmo é saber ler cartazes e anúncios, ou seja, saber a língua Portuguesa.

Vejam um tipo de teste de cidadania [americano] e outro [português] e tirem as vossas conclusões...

Para verem se conseguem adquirir alguma nacionalidade (britânica, canadiana, francesa, australiana ou norte-americana) passem por aqui. Experimentem. Para os testes de cidadania ingleses o meu resultado foi este:

"You need extensive training. It is very likely that you will fail the test is you try to pass it now."

E mai nada...

2 comentários:

rtp disse...

Vou-me testar ... :-)

Sub-Lodo disse...

Ora nem a propósito! A Psicasténica, com o seu manifesto democrático vai acabar com esta palhaçada! Eu, por exemplo, que vou ser Segundo-Ministro de Portugal, sei falar perfeitamente o português, como deriva do resultado do teste que acabei de fazer, mas continuo a achar que o roxo fica mal na bandeira de Portugal, tal como o crocodilo que lhe serve de símbolo...ou terei visto uma bandeira da Lacoste? Lacoste que é o outro nome da nossa Constituição. Constituição porque constitui umas coisas assim tipo mais ou menos com números e coisas... Eu posso ser português! Passei no teste!!! (estão aqui a dizer-me que sou português porque nasci em Portugal, mas eu não acredito que isso seja assim tão líquido...)