15.5.06

Decisões "em cima do joelho"


Quantas vezes não tomamos decisões de importância extrema em apenas fracções de segundos, irreflectidamente?

Reacções impulsivas, não ponderadas. Serão de rejeitar?

Poderia elencar centenas de decisões que tomei por impulso e sem as questionar. E, ainda que algumas provavelmente não as voltasse a tomar (como, por exemplo, a escolha do curso), não deixo de reconhecer validade a decisões tomadas em momentos de grande tensão.

A sabedoria popular diz - "não actues de cabeça quente", "deixa arrefecer a tua fúria". Será que tem de ser assim?
Reajo frequentemente por impulso, sem pensar.
E foi com supresa que me deparei hoje com este cenário à hora do almoço.
Entra em casa como um furacão e vem chateado e a resmungar. Depois é que me apercebo que terá sido por uma nota menos boa a Físico-Química. Numa fracção de segundos, eis que o ouço dizer "Nem olhei para o prof quando fui receber o teste... Vou para Economia!". Decisão tomada. Com cabeça quente. Deve ter aprendido por observação da irmã!

O que é impulso? Segundo a psicologia é o estímulo que possui força para levar o indivíduo a fazer determinada acção. De acordo com Freud a única fonte capaz de mover o ser humano é o id que constitui "exigências primitivas, cegas, irracionais, brutais".

Se até Freud o dizia, quem sou eu para o questionar?

O importante não será tanto chegar, alcançar o objectivo. Mas sim partir. Decidir. Ainda que a motivação tenha sido ditada por um impulso do momento!

5 comentários:

Mr. Sherlock disse...

tu tb com duvidas quanto ao curso? lolll
Sempre pensei k fosse a unica coisa que tivesses querido.
Se fosse hoje o que escolhias?
Eu dp digo o qual teria sido a minha escolha.
Mas pensa bem, valeu a pena: conhecemo-nos um ao outro, lloloolol!!!
bj

Joaninha disse...

Se fosse hoje, seria entre duas áreas - gestão (ou economia) e saúde... Não sei se teria jeito. Ficará a dúvida! Bjo.

Anónimo disse...

No teu caso, o impulso escreveu Direito por linhas tortas. Eu também tomo muitas decisões por impulso, mas na altura não tenho essa sensação, só depois é que vejo que foi impulsivamente. Mas se me arrependo? Não. Porque é que a decisão que tomaríamos sem ser por impulso seria melhor?... Ninguém sabe, porque não tomámos.....

Mr. Sherlock disse...

Ora que giro, eu também teria escolhido por aí. ai a química...

Anónimo disse...

Nunca consegui perceber o quão racionais ou irracionais somos. Ora agimos racionalmente e nos criticámos por não sabermos viver... ou agimos implusivamente e nos criticámos por termos vivido. Bjs, xana