18.12.07

Desafio: 5 filmes, 5 bandas sonoras

A RTP, do Tretas & Letras lançou-me um desafio. Encontrar cinco filmes que se destaquem pela sua banda sonora. Se a tarefa parece, à partida, relativamente simples, os problemas começam a surgir quando se tem de restringir a escolha a apenas 5.

Consultada a memória cinematográfica/musical, aqui ficam algumas perólas, sem qualquer ordem hierárquica:

1. Trainspotting (de Danny Boyle)







O filme leva já mais do que uma década (1996) e foi um dos que me levou, rapidamente, a adquirir a banda sonora. Com nomes como Iggy Pop (o fantástico "Lust for Life"), Lou Reed ou Underworld. Uma mistura que ilustra na perfeição o poder da película.


2. Chicago (de Rob Marshall)



Mais recente que o anterior (2002) e num registo completamente diferente. Apresenta igualmente uma escolha apropriada para a representação da Broadway. Ainda que os intérpretes sejam, na maior parte das vezes, os próprios actores, a qualidade não saiu afectada.

Saliento, no entanto, a "All that Jazz", de Velma Kelly.



3. Moulin Rouge (de Baz Luhrmann)



Tal como Chicago, um musical que salta para o cinema. A escolha musical recaiu, e de aplaudir, sobre nomes como Labelle, Queen, Fatboy Slim, The Police ou David Bowie.
Um filme que vale, sobretudo, pela banda sonora e, só por isso, merece um lugar na pole position.


4. Pulp Fiction (de Quentin Tarantino)


À semelhança da banda sonora de Trainspotting, também este filme me levou à aquisição da banda sonora. Ainda hoje ouço as músicas que o compõem com igual apreço, tais como a "Girl, will be a woman soon", interpretada por Urge Over Kill, ou a "You never can tell" (Chuck Berry), que serve pano de fundo para a dança de Uma Thurman e John Travolta. Um filme para ver e ouvir, sem limites de consumo.



5. The Lion King (de Roger Allers e Rob Minkoff)




Sim, eu sei que é um filme de animação. Mas a banda sonora é divertida e fica no ouvido. Porque nem só de bandas sonoras sérias é feita uma lista das melhores. Para a história do cinema de animação ficará, por muito tempo, a "Hakuna Matata".

Para uma lista das 100 melhores bandas sonoras no cinema vejam neste site.

O desafio fica aberto a qualquer um dos leitores do blog que queira partilhar as suas preferências...

5 comentários:

x disse...

escolha muito interessante joaninha, parabéns *

Tubarão disse...

Impressionou-me o filme "Gangs de Nova Iorque", não tanto pela banda sonora propriamente dita, mas mais pelo próprio som, sonoridade, ou o que quer que lhe queiram chamar. Para perceberem do que é que estou a falar, vejam os primeiros minutos do filme, alto e bom som. Vale muito a pena. Posso daqui a uns tempos não me lembrar de mais nada do filme, mas dessa parte inicial não me esqueço certamente.
Já agora, para deixar o meu voto para a melhor banda sonora, sem dúvida "Forrest Gump". É um bilhete directo para as décadas de 60 e 70. Tudo muito bem escolhido. E noutro registo completamente diferente, a banda sonora do "Matrix" também não me deixou indiferente.
Pronto. Tenho dito.

rtp disse...

Destes 5 só vi Moulin Rouge e Pulp Fiction... Sem dúvida, boas escolhas! :-)

Anónimo disse...

Quanto a mim, retirava os musicais, mantinha Pulp Fiction e Trainspotting, e juntava-lhe Forrest Gump, Casino, Magnolia e Gato Preto Gato Branco. Ficávamos com um top 6, mas achoque também de qualidade!

Beijinhos,

Rui

. disse...

Ao nível do pulp fiction era fácil incluir ainda os outros filmes do Tarantino, salvo o Kill Bill que acho terrível, e ainda se juntava Guy Ritchie.