1.8.07

A família amarela

Os Simpsons tiveram a sua 1ª aparição televisiva em 1987, com uma imagem diferente da que actualmente apresentam.















20 anos volvidos desde a data em que Matt Groening os imaginou, chegam, finalmente [exclamam os fãs] às salas de cinema.

A série sempre viveu sob o fogo cruzado da crítica, nomeadamente devido ao facto de retratar uma família norte-americana de classe média pouco comum e com hábitos controversos.

No início da minha juventude, não perdia um único episódio e gravava-os quase todos nas [quase] extintas cassetes de VHS.

Com o pouco tempo que passo em frente à televisão, esta foi também uma das séries sacrificadas. Apesar de tudo, continuo a achar hilariantes as aventuras do Homer e do Bart, o primeiro porque atrai problemas, vícios e ócio o segundo pela sua energia e capacidade de improvisação.

O filme "Os Simpsons" apresenta um episódio em formato extenso (apenas 87 minutos?) e mantém todas as características da série. Desta vez, a problemática ambiental leva a que o Presidente (Schwarzenegger...) coloque uma cúpula sobre a cidade de Springfield.

As naturais peripécias vão-se desenrolando, com alguns trunfos da realização - o percurso de Bart Simpson, sem roupa, em cima de um skate pela cidade, a "actuação" do Grandpa em plena Igreja ou o "salvamento" por parte de Homer de um porco (colocando-o em casa, como se fosse um animal de estimação), sem esquecer alusões a alguns filmes e documentários, como sejam o Titanic [com os Green Day no papel de músicos que tocam violino antes do naufrágio] ou Uma Verdade Inconveniente.

O filme diverte, mas não inova. Apesar de tudo, deve premiar-se a longevidade da série e o ter inspirado outras do género, como South Park.

Saldo final - 3 estrelas.

1 comentário:

rtp disse...

Nunca prestei muita atenção aos Simpsons. Não que não gostasse. Até lhes achava graça. Mas a verdade é que por razões diversas, poucos episódios vi. Já o South Park fui seguindo com assiduidade. Até tenho em DVD.
Quanto ao filme, vou arranjar tempo para ir ver!

Ah, BOAS FÉRIAS!!