12.8.07

Cartoon no Porto



Mantendo uma tradição com alguns anos (desde 1999), está patente no Museu Nacional da Imprensa (no Freixo) mais uma exposição do "Porto Cartoon" - a IX.

Desta vez, o tema é a Globalização e recolheram-se 400 cartoons, o que significa a maior exposição de sempre desta temática.

Espalhadas por várias salas e com obras vindas dos cinco continentes, além da temática da Globalização, um jogo de espelhos faz a ponte entre a exposição principal e a "Galeria Internacional do Cartoon", com temas variados e com caricaturas de figuras bem conhecidas, como Luís Figo, Paula Rego (cuja caricatura feita por António Santos mereceu uma menção honrosa) ou a fadista Mariza.

Não é fácil escolher os melhores e terá sido, certamente, tarefa hérculea a do júri ao escolher o melhor de entre os 1700 cartoons que se apresentaram a concurso. Por curiosidade, referia-se que foi o Brasil o recordista no número de cartoons enviados (250), sendo seguido, com 134, pelo Irão.

Ao público é lançado o desafio para a escolha do melhor cartoon. O meu voto recaiu sobre uma obra de Osmani Simanca, um dos galardoados com menção honrosa.

Está patente até ao final de Setembro. E recomenda-se, para aqueles que sejam apreciadores do humor desenhado.




[Grzegorz Szumovski, Polónia, vencedor do Grande Prémio]

Sem comentários: