13.12.06

Bendita eloquência - iv

Chegou-me hoje por mail uma parte do livro "Eu, Carolina" que, por lapso, não consta da versão impressa:

"O Jorge Nuno revelou-me hoje que vai voltar para a primeira mulher.
De súbito, a minha memória reavivou. Estou a lembrar-me de tudo. Tenho provas de que o Jorge Nuno esteve envolvido em todas as trapaças do século XX, desde a falsificação das notas do Alves dos Reis até ao atentado falhado contra o Salazar em 1930. E se a TVI me pagar mais, ainda posso comprovar que foi ele quem trouxe a peste negra e o maestro António Vitorino de Almeida para Portugal. E que o terramoto de 1755 só escavacou Lisboa e arredores porque ele mandou."

Porque há mails que valem a pena. E eloquência não falta a esta senhora...

8 comentários:

Anónimo disse...

Que bonito exemplo!

O que eu gostava de ouvir era uma opinião relativa à vergonha que é a Justiça em Portugal!

Sá Carneiro foi assassinado e nem 2 meses depois de o caso ter prescrito vem alguém, publicamente assumir-se como o autor do crime! Onde andou o Ministério Publico? Onde andou a Policia?

Em relação ao Apito Dourado a vergonha é semelhante. É preciso que seja uma Sr.ª de profissão duvidosa por quem o Sr. Pinto da Costa alegadamente se apaixonou a contar tudo! O que diz o PGR? O que dizem os tribunais?
Melhor, agora já nem é só a sr.ª Fatima Felgueiras que é avisada dando-lhe assim a oportunidade de fugir, também o sr. Pinto da Costa o foi. Mais, são os proprios policias que o ajudam a desinstalar microfones escondidos em sua casa.

Cara Joana, o que eu gostava de ouvir de si era a vontade de que existisse em Portugal um Baltazar Garcon ou uma Operação Maos Limpas como existiu em Italia.

As Autarquias, os Clubes de Futebol, os grandes grupos económicos ´são o exemplo daquilo que verdadeiramente atrasa Portugal! Quem tiver dinheiro para pagar ão digo bons advogados, mas sim bons pareceres pode dormir descansado!

A mudança devia começar pelos actores da justiça, a começar pelos alunos das universidades que se formam em Direito sem nunca terem entrado num tribunal.....

Bem, este tema dava para um Doutoramento.... continue a escrever que eu prometo continuar a ler!

Anónimo disse...

Ainda em relação ao post anterior, deixar-lhe algumas sugestões para as ferias ou, quem sabe, para oferecer:

Collapse - How Societies Choose to Fail or Succeed (Jared Diamond)

The End of History and the Last Man - Francis Fukuyama

O Mundo é Plano - Uma breve historia do sec. XXI (Thomas Friedman)

Revolutionary Wealth (Alvin Toffler)


E AGORA ALGO VERDADEIRAMENTE ORIGINAL ...

....aproveito para lhe desejar um Santo Natal e um Ano Novo de arromba ;)

Anónimo disse...

Joana, não querendo monopoilisar o seu blog gostaria de deixar aqui um pequeno "caso prático" que achei bastant interessante.
Ando à procura de um artigo que tinha aqui para lhe mostrar mas prometo que assim que o encontrar lho deixo aqui.



Imaginem um Francisco. Este Francisco é um quadro técnico de máxima qualidade, especialista no que quer que seja. Um daqueles tipos que são muito valiosos por serem muito espertos e/ou muito inteligentes e/ou muito trabalhadores e/ou muito dedicados e/ou muito sensatos e/ou absolutamente geniais e/ou muito do que quer que seja.

O Francisco não tem empresas, não recebe dividendos, não herdou, não
tem aplicações financeiras de milhões, não é proprietário de imóveis, não acede a 'private banking', não tem contas nas Ilhas Caimão, não tem pais ricos e nunca foi a Gibraltar. O Francisco entrega a sua declaração de IRS em
Março.

Não tem nenhum rendimento para lá do seu ordenado. No recibo de vencimento do Francisco pode ler-se o montante de 4.300 Euros mensais brutos a que acresce subsídio de refeição. (Nota:
4.300*14=60.200).

O Francisco é invejado por muitas empresas. Andam por aí umas multinacionais que não se importavam nada de o ir buscar e as head-hunters fazem-lhe propostas sedutoras. Pagam-lhe mais, se ele quiser ir para Espanha ou para os States.

O Dr. Ambrósio, patrão do Francisco, não o quer perder. Faz contas e decide premiar o esforço e a dedicação do seu melhor técnico. O Dr. Ambrósio decide
reforçar o orçamento na parte que diz respeito aos custos do Francisco em mais 10.000 euros por ano.

O Francisco fica muito feliz. A empresa vai gastar mais 10.000 euros por ano com ele. Parece muito bom. Mas depois faz contas.´

1. 10.000 euros a dividir por 14 meses: 714 euros/mês.

2. Taxa Social Única suportada pela empresa: 136 euros/mês.

3. Taxa Social Única suportada pela empresa mas atribuída ao
Francisco: 64 euros/mês.

4. IRS marginal (escalão dos 42%): 234 euros/mês.

5. Imposto de Selo: 3 euros

Sobram ao Francisco 269 euros/mês, que lhe permitirão adquirir 226 euros de produtos com IVA a 19%, se excluir álcool, tabaco, combustíveis ou automóveis.

Feitas as contas, para o Dr.Ambrósio agarrar o Francisco, por cada 31,5 euros que lhe der a mais, tem que alimentar o monstro com 68,5 euros. É mais do dobro. Dos 10.000 euros, nem sequer 1/3 são para premiar o Francisco.

Há quem ache isto muito, muito bem. Mas não é. É apenas a institucionalização do absurdo.



Conclusão da história: O Chico vai trabalhar para Espanha. A nova empresa para que o Chico trabalha abre uma delegação em Portugal e conquista metade da quota de mercado da empresa do Dr. Ambrósio que é obrigado a despedir 50 trabalhadores. Para protestar contra os despedimentos, o sindicato organiza greves e estoira de vez com a empresa. O Dr. Ambrósio, cansado, vende as acções a uma multinacional coreana e protege os dinheiros recebidos
numa offshore bem longe de Portugal. Os coreanos encerram a produção em Portugal e passam a importar todos os produtos da Coreia e da China. Para fazer
face às crescentes necessidades das políticas sociais e ao aumento de desemprego o governo aumenta o IVA para 23% e cria um novo escalão marginal de IRS de 48%. Mais uma corrida, mais uma viagem."

rtp disse...

Não querendo quebrar o monopólio (mas quebrando), serve o presente comentário para enfatisar a eloquência do post e das afirmações supra-postadas por Mondego.
Um belo caso prático... pena que o semestre já tenha acabado. :-)

Anónimo disse...

Pena que o Semestre já tenha acabado?!?!

Negativo!

Um semestre compreende um periodo de seis meses. Logo, o semestre, mais do que o Natal, é quando uma pessoa quiser!

Ex. as universidades querem que os semestres sejam de Setembro a Fevereiro e de Abril a Agosto...



Já agora uma segestão de um bom restaurante que visitei na Invicta: Pomodoro Rosso
Quem vai da Ribeira para a Foz, depois de passar de baixo da Ponta da Arrabida à direita (junto aos barcos/restaurantes).
Fecha aos Domingos (jantares) e às Segundas Feiras.
Não é "mandatory" mas é recomendável reserva.
Telefone:226100907

Anónimo disse...

Errata:

Onde se lê de Abril a Agosto deve-se ler de Março a Agosto.

Anónimo disse...

http://www.ukessays.com/

Agora qualquer um pode ser mestre, doutor....

As teses estão em saldos nesta empresa inglesa que tem mais de 3000 colaboradores. Fazem-se teses (originais) sobre tudo e mais um par de botas. Da medicina ao direito, das engenharias à matemática tudo se compra e tudo se vende.

Eloquente....não!!!!!! CHICO ESPERTO!!!!!!!

Anónimo disse...

Cara Joana não fique assim....

Obviamente que em Matosinhos também se come bem.

Temos o La Raviatta e o Don Juan (comida espanhola)...ambos bastante simpáticos! Ficam na marginal de Leça (Boa Nova) em direção ao Farol.

Em Coimbra recomendo-lhe o Cabritino em Condeixa ou o Marquês de Marialva em Cantanhede.