10.9.08

Na crista da onda


[Praia de Ribeira d'Ilhas, Ericeira]

Uma aula de surf

Daquela praia dizem que é uma das melhores do mundo para a prática do surf, atendendo, sobretudo, ao facto de o fundo do mar não ser de areia mas sim rochoso. Se é bom para a formação das ondas ("ficam mais perfeitinhas", diz o instrutor), não o é para as mazelas. Tendo como pára-choques as canelas e as pontas dos dedos, os arranhões foram mais do que muitos.

E foi com este pano de fundo que aquartelamos no surf camp de Ribeira d'Ilhas.

As instalações são, no seu todo, bem conseguidas. Compostas por um conjunto de bungalows, todos pintados de modo diferente e com muita cor.









O ambiente é descontraído e a conversa surge naturalmente com os vizinhos, na sua maioria estrangeiros.



"Como é que são as ondas lá para o norte?" Perguntam-nos quando descobrem que somos da Invicta. Se não os consegues vencer, junta-te a eles.

Respondo "aqui são melhores". Quando a única resposta que me assaltava era "lá são mais pequenas por isso é menos assustador...".

Já lá vão cerca de 10 anos da última vez em que me atirei ao mar em cima de uma prancha de surf. Com ondas bem mais fracas e baixas. E com o espírito de aventura próprio da adolescência.

Quanto à aula propriamente dita, começa-se com aquecimento no jardim, prova de corrida (regular's contra goofy's), passos básicos. Fato vestido e sapatos calçados. E vamos ao mar. Muitos litros de água bebidos, muitas quedas, alguns segundos de pé em cima da prancha e, finalmente, uma hora depois, termina. Quando já não se sente o corpo.

Feita a advertência, por parte dos instrutores, "vão-vos doer músculos que vocês nem sabiam que existiam", a profecia cumpriu-se. Três dias sem poder tossir, espirrar ou sequer rir...

Mas a vontade de repetir ficou.

1 comentário:

rtp disse...

E eu que vinha aqui perguntar se ainda não tinhas voltado de férias, dada a ausência de novos posts...
Surf, muito bem! Interessante descrição! :-)