Em jeito de antevisão para mais uma noite de entrega das estatuetas douradas, aqui ficam, uma vez mais, as minhas previsões e apostas.
Num ano marcado pela luta pelas estatuetas entre ex-casados (!) pelos prémios da Academia e pelo (incompreensível) aumento no número de candidatos para Melhor Filme, ainda nada estará decidido.
O vencedor do braço de ferro, parece-me, será James Cameron, em virtude dos acontecimentos dos últimos dias relativos a tentativas de pressão da Academia... O Oscar que já estava nas mãos de Kathryn Bigelow pode ter-lhe fugido entre os dedos.
Aqui ficam, então:
Melhor Filme
- Quem deve ganhar - Avatar
- Por quem vou torcer - Sacanas sem Lei
Reconhece-se que The Hurt Locker pode vir a surpreender. Se Avatar não ganhar nesta categoria, pode ficar, apenas, pelos prémios de caracterização...
Melhor Realizador
- Quem deve ganhar - James Cameron
- Por quem vou torcer - Quentin Tarantino
Mantendo-se a tendência para Melhor Filme e Melhor Realizador coincidirem, a confirmar-se a minha previsão, James Cameron será o grande vencedor.
Taratino levará sempre a que aposte nele (enquanto um dos meus realizadores de eleição), mesmo que saiba, à partida, que os filmes por si concebidos não acolhem aplausos unânimes. De qualquer forma, se o Oscar fosse para Tarantino seria bem entregue!
Melhor Actriz
- Quem deve ganhar - Sandra Bullock (The Blind Side)
- Por quem vou torcer - Meryl Streep (Julie & Julia)
Sandra Bullock e Meryl Streep desempenham, nos filmes para que são nomeadas, papéis muito diferentes daqueles que as lançaram para a ribalta. Sandra Bullock, nos jeitos, caracterização e sotaque, tem uma representação consistente e bem conseguida mas parece faltar "qualquer coisa". De todo o modo, em jeito de prémio pos outros filmes, pode bem ser o ano em que ganha.
Meryl Streep é genial em "Julie & Julia". Sem falhas. Brilhante.
Melhor Actor
- Quem deve ganhar - Jeff Bridges
- Por quem vou torcer - George Clooney (porque já está na altura...)
Melhor Actriz Secundária
- Quem deve ganhar - Mo’Nique
- Por quem vou torcer - Vera Farmiga
Melhor Actor Secundário
- Quem deve ganhar - Christoph Waltz
- Por quem vou torcer - Christoph Waltz
Sacanas sem Lei foi um dos melhores filmes do ano e a representação de Christoph Waltz merece ser premiada. Os críticos não têm dúvida que o prémio é dele.
E amanhã fazem-se as contas!